Você sabe como fazer monitoramento de redes sociais?

Você compreende a importância de monitorar as redes sociais do seu negócio? Caso nunca tenha pensado nesse assunto ou entendido como funciona, o post foi feito para você. 

No artigo você saberá:

  • o que é monitoramento de redes sociais;
  • a importância de criar objetivos;
  • como calcular o retorno sobre o investimento realizado;
  • como escolher entre as principais ferramentas de monitoramento.

Está pronto para melhorar a forma como lida com os usuários e as mídias sociais? Então, vamos lá!

Saiba o que é monitoramento de redes sociais

Monitoramento pode ser definido como ações para entender como a atuação empresarial está sendo repercutida pela audiência, isto é, o feedback de todo o trabalho realizado. 

Com o monitoramento, é possível entender:

  • os problemas ou dúvidas dos clientes e auxiliá-los na resolução;
  • quais são os consumidores mais satisfeitos e insatisfeitos com a sua marca;
  • como os concorrentes têm atuado;
  • como aperfeiçoar campanhas de marketing digital;
  • quais são as tendências na internet.

Veja algumas dicas para obter os melhores resultados com o seu monitoramento.

Crie objetivos

Para que você possa monitorar as redes sociais do seu negócio, é necessário criar objetivos. Considere as perguntas seguintes:

  • aonde você quer chegar?;
  • qual é a sua estratégia?;
  • quais são as suas métricas mais valiosas neste momento?;
  • quanto espera crescer em cada uma delas e em quanto tempo?;
  • quais são as etapas para cumprir o seu objetivo?

Para fazer a análise, descreva e documente os seus objetivos. Além disso, lembre-se de incluir nos objetivos formas para melhorar o seu produto, o atendimento e outras ações na internet.

Calcule o seu retorno sobre o investimento (ROI)

Ao analisar e monitorar as suas redes, lembre-se de que algumas métricas podem não ser tão relevantes. Número de curtidas, comentários e compartilhamentos, normalmente, só farão sentido se acompanhados de retorno sobre o investimento.

Para efetuar o cálculo, utilize a seguinte fórmula:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento

O ROI deve ser analisado individualmente, uma vez que o resultado depende de diversos fatores, como ação realizada, objetivos e histórico da empresa.

Por outro lado, é possível calcular outros retornos que podem ser interessantes para o seu negócio, como o custo por lead e por aquisição.

Use ferramentas para monitoramento

Existem ferramentas que podem auxiliá-lo no entendimento das suas mídias sociais e direcionar suas ações futuras para melhorar o marketing, a comunicação e o atendimento.

Veja a lista que preparamos para você com seis ferramentas úteis:

1. Google Analytics

Você pode utilizar o Google Analytics para mensurar a importância das suas redes sociais. Por meio dele, pode compreender melhor o impacto causado por visitantes para a geração de leads e conversões.

2. Instamizer

Quem possui mais de uma conta para gerenciar no Instagram sabe que esse processo pode ser desgastante. Porém, o Instamizer promete ajudá-lo nessa tarefa. Ele permite postagem nas contas, via web, e automatiza os comentários e curtidas em outros perfis.

3. Reportei

O aplicativo é útil para unificar os dados disponíveis no Facebook, Instagram e Analytics. Sendo assim, sua principal função está na otimização e agilidade para criar relatórios.

4. RD Station

A RD Station permite gerenciar as ações de marketing, desde a atração até a conversão. Além disso, monitora o relacionamento com o cliente nas redes sociais.

5. Zubit

A ferramenta permite identificar os tipos de usuário mais influenciados pela marca. Além disso, reconhece as palavras que são mencionadas para se referir à sua página e à de concorrentes. 

6. Buss Monitor

O Buss Monitor permite criar relatórios personalizáveis e a visualização de dados real-time. Além disso, possui ferramentas para atendimento ao cliente e comparação de todas as mídias sociais com concorrentes.

Monitore as suas redes sociais para que você possa entender quais passos já foram dados e quais ainda precisam ser.

Procure utilizar ferramentas para auxiliá-lo em todo o processo. Por fim, sempre pense em ações práticas para melhorar as suas ações nas redes sociais.

Você entendeu como fazer monitoramento de redes sociais? Lembrou-se de outras ferramentas disponíveis? Deixe, então, um comentário e compartilhe com a gente o que você pensa sobre o assunto.

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