Você compreende a importância de monitorar as redes sociais do seu negócio? Caso nunca tenha pensado nesse assunto ou entendido como funciona, o post foi feito para você.
No artigo você saberá:
- o que é monitoramento de redes sociais;
- a importância de criar objetivos;
- como calcular o retorno sobre o investimento realizado;
- como escolher entre as principais ferramentas de monitoramento.
Está pronto para melhorar a forma como lida com os usuários e as mídias sociais? Então, vamos lá!
Saiba o que é monitoramento de redes sociais
Monitoramento pode ser definido como ações para entender como a atuação empresarial está sendo repercutida pela audiência, isto é, o feedback de todo o trabalho realizado.
Com o monitoramento, é possível entender:
- os problemas ou dúvidas dos clientes e auxiliá-los na resolução;
- quais são os consumidores mais satisfeitos e insatisfeitos com a sua marca;
- como os concorrentes têm atuado;
- como aperfeiçoar campanhas de marketing digital;
- quais são as tendências na internet.
Veja algumas dicas para obter os melhores resultados com o seu monitoramento.
Crie objetivos
Para que você possa monitorar as redes sociais do seu negócio, é necessário criar objetivos. Considere as perguntas seguintes:
- aonde você quer chegar?;
- qual é a sua estratégia?;
- quais são as suas métricas mais valiosas neste momento?;
- quanto espera crescer em cada uma delas e em quanto tempo?;
- quais são as etapas para cumprir o seu objetivo?
Para fazer a análise, descreva e documente os seus objetivos. Além disso, lembre-se de incluir nos objetivos formas para melhorar o seu produto, o atendimento e outras ações na internet.
Calcule o seu retorno sobre o investimento (ROI)
Ao analisar e monitorar as suas redes, lembre-se de que algumas métricas podem não ser tão relevantes. Número de curtidas, comentários e compartilhamentos, normalmente, só farão sentido se acompanhados de retorno sobre o investimento.
Para efetuar o cálculo, utilize a seguinte fórmula:
ROI = (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento
O ROI deve ser analisado individualmente, uma vez que o resultado depende de diversos fatores, como ação realizada, objetivos e histórico da empresa.
Por outro lado, é possível calcular outros retornos que podem ser interessantes para o seu negócio, como o custo por lead e por aquisição.
Use ferramentas para monitoramento
Existem ferramentas que podem auxiliá-lo no entendimento das suas mídias sociais e direcionar suas ações futuras para melhorar o marketing, a comunicação e o atendimento.
Veja a lista que preparamos para você com seis ferramentas úteis:
1. Google Analytics
Você pode utilizar o Google Analytics para mensurar a importância das suas redes sociais. Por meio dele, pode compreender melhor o impacto causado por visitantes para a geração de leads e conversões.
2. Instamizer
Quem possui mais de uma conta para gerenciar no Instagram sabe que esse processo pode ser desgastante. Porém, o Instamizer promete ajudá-lo nessa tarefa. Ele permite postagem nas contas, via web, e automatiza os comentários e curtidas em outros perfis.
3. Reportei
O aplicativo é útil para unificar os dados disponíveis no Facebook, Instagram e Analytics. Sendo assim, sua principal função está na otimização e agilidade para criar relatórios.
4. RD Station
A RD Station permite gerenciar as ações de marketing, desde a atração até a conversão. Além disso, monitora o relacionamento com o cliente nas redes sociais.
5. Zubit
A ferramenta permite identificar os tipos de usuário mais influenciados pela marca. Além disso, reconhece as palavras que são mencionadas para se referir à sua página e à de concorrentes.
6. Buss Monitor
O Buss Monitor permite criar relatórios personalizáveis e a visualização de dados real-time. Além disso, possui ferramentas para atendimento ao cliente e comparação de todas as mídias sociais com concorrentes.
Monitore as suas redes sociais para que você possa entender quais passos já foram dados e quais ainda precisam ser.
Procure utilizar ferramentas para auxiliá-lo em todo o processo. Por fim, sempre pense em ações práticas para melhorar as suas ações nas redes sociais.
Você entendeu como fazer monitoramento de redes sociais? Lembrou-se de outras ferramentas disponíveis? Deixe, então, um comentário e compartilhe com a gente o que você pensa sobre o assunto.