Foi-se o tempo em que as empresas enfrentavam baixa concorrência em seus setores, clientes pouco exigentes e muito sensíveis às campanhas publicitárias em veículos de massa.
O mercado atual é implacável com empresas de todos os portes e setores: concorrência fortíssima, pessoas e empresas constantemente conectadas à internet e consumidores cada vez mais informados e exigentes.
Nesse novo cenário, relacionamento ágil, personalizado e conteúdo relevante se tornaram as principais exigências do consumidor moderno. E para atender tais expectativas, o único caminho de sucesso é ampliar a atenção e os recursos investidos para conhecer o público da sua empresa e entregar aquilo que é de interesse dele.
Afinal, de nada adianta desenvolver campanhas e promoções que não atinjam as pessoas certas ou que não satisfaçam os desejos do seu cliente, não é mesmo?
Público-alvo e persona: essenciais no Marketing de sucesso
Conhecer o público consumidor é um passo indispensável para encantar os clientes e ter sucesso em qualquer negócio. Não é à toa que os conceitos de público-alvo e persona estão tão presentes em todas as discussões atuais sobre Marketing.
No artigo de hoje, vamos definir esses dois conceitos, as diferenças existentes entre eles e a importância da persona para a estratégia digital da sua empresa.
Público-alvo: para quem sua empresa vende
O conceito de público-alvo se refere ao grande grupo de pessoas para quem a sua empresa vende (ou pode vender) os produtos e serviços. Trata-se de uma parcela da sociedade para quem seus produtos têm utilidade.
Por exemplo: digamos que você tenha um negócio de roupas e acessórios femininos. O seu público-alvo são mulheres, de 16 a 50 anos, moradoras de São Paulo, com renda mensal de 2 a 6 salários mínimos. Essas mulheres têm perfis diversos, mas se encaixam em determinadas características demográficas, socioeconômicas e de hábitos de consumo.
A definição do público-alvo ajuda a identificar um nicho de mercado, desenvolver novos produtos e serviços, aumentar vendas.
Persona: o cliente ideal da sua empresa
Quando definimos o público-alvo, passamos um filtro no mercado e destacamos aquele grande grupo de consumidores em potencial.
Na definição da persona vamos mais fundo na filtragem, já que dentro do universo do público-alvo de sua empresa existem diversos perfis de clientes.
Seguindo com o exemplo do empreendimento de roupas femininas, no conjunto de mulheres que compõem o público-alvo da empresa, há aquelas que compram roupas todo mês, há as mais despojadas, mais tradicionais, quem prefira experimentar as roupas na loja e quem faça as compras online.
E, certamente, dentre todas essas mulheres, há aquelas que possuem o perfil da cliente ideal da loja. Essa é a persona da sua empresa! O consumidor perfeito. Aquele que reúne todas as características que o melhor cliente do seu negócio poderia ter.
Ao definir a persona, você tem informações preciosas para criar estratégias de Marketing certeiras e oferecer conteúdos interessantes, com linguagem e frequência adequadas e nas mídias mais acessadas pelos melhores clientes.
Defina a persona da sua empresa!
Agora que você compreendeu esses dois conceitos e a importância de ambos para o sucesso do seu negócio, vamos aprender um rápido passo a passo para definir a sua persona?
Você precisa coletar dados de seus clientes, seja por pesquisas e/ou entrevistas, para identificar os seguintes pontos:
- O problema ou a necessidade que o cliente quer solucionar;
- O trajeto percorrido até que solucionasse o problema, incluindo as dificuldades e soluções encontradas;
- Os motivos para o consumidor escolher o produto/serviço da sua empresa.
Ao responder essas perguntas, você terá em mãos muitas informações úteis sobre seus clientes.
Cruze-as com os dados do público-alvo e trabalhe com informações sobre histórias pessoais, motivações, objetivos, preocupações, além dos dados de comportamento de consumo e características demográficas.
Gostou de entender melhor os conceitos de público-alvo e persona? Informação é o segredo de sucesso no mercado moderno! E você pode sair na frente de seus concorrentes! Continue a leitura no artigo Conheça as 4 métricas essenciais para o sucesso do seu negócio!