Marketing de relacionamento: 4 dicas para encantar os seus clientes!

No atual cenário do mercado, a entrada de novas marcas e produtos é frequente e se você deseja se manter ativo e ver sua marca crescendo cada vez mais é fundamental que elabore uma estratégia de marketing de relacionamento para envolver seus clientes e manter todos os seus pontos de contato com eles em funcionamento, garantindo assim a fidelização dos atuais clientes e a prospecção de novos.

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é mais uma ferramenta de comunicação que faz com que sua loja, marca ou produto crie laços com seus clientes ou potenciais clientes, estabelecendo relações de fidelidade, fazendo com que sua empresa seja vista de forma positiva e transforme clientes em fãs.

Por que é importante?

Além, claro, de ajudar a incrementar suas vendas e seus lucros, pois com clientes que se relacionam com sua marca e voltam sempre para compra, o marketing de relacionamento funciona também como um propulsor do seu negócio, pois quando um cliente está satisfeito com o produto ou serviço que ele adquiriu ele certamente irá recomendar a outras pessoas, isso ajuda que sua marca passe a se tornar referência e autoridade dentro do mercado em que atua.

#1 Elabore um programa de fidelidade

Uma das formas mais comuns de iniciar um processo e construção de uma estratégia duradoura de marketing de relacionamento é a elaboração de um programa de fidelidade, no qual, ao passar a fazer parte o cliente perceba muitos benefícios em continuar comprando com você.

Para isso analise sua base de clientes e descubra quais são os seus principais desejos, para que o benefício oferecido pelo programa de fidelidade seja tão atraente quanto vantajoso para eles.

#2 Aproveite o momento do pós-venda

Outra forma bem eficaz de trabalhar com marketing de relacionamento é no momento do pós-venda, criando pontos de contato com seu cliente, seja por envio de SMS, telefonemas, e-mails. Use essas ferramentas para entender se o cliente ficou satisfeito com a aquisição do produto ou serviço, descubra se existe uma demanda que seja complementar e aproveite também para oferecer novas opções de compra.

Cuidado apenas para não parecer insistente e muitas vezes até enfadonho, o cliente precisa se sentir especial e não importunado.

#3 Tenha um atendimento diferenciado

Se o pós-venda é importante imagine como deve ser a relação com os clientes durante o processo de compra. Por isso é fundamental e indispensável que o seu atendimento seja impecável.

Tenha uma equipe muito bem treinada e que esteja alinhada com as estratégias do seu negócio para que não haja falhas na comunicação.

#4 Esteja presente nas redes sociais

E para abrir ainda mais o leque de possibilidades é importante que sua marca tenha presença nas principais redes sociais em que seus clientes e possíveis clientes estão. Dessa forma será possível inspira-los com suas publicações, despertar o desejo de comprar ou manter contato para que a sua marca não seja esquecida.

Uma boa estratégia de marketing de relacionamento vai buscar sempre satisfazer de alguma forma seu cliente final para que cada vez mais ele se sinta privilegiado em fazer parte desse ciclo de relacionamento.

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