Hashtags nas redes sociais: entenda por que elas são importantes para o seu negócio

Uma estratégia de conteúdo digital tem muito a ganhar com a implementação de elementos de interatividade. Você já pensou em usar hashtags nas redes sociais? Basta o uso correto do símbolo para que uma simples palavra vire uma #hashtag. Esse termo tem tudo a ver com a era conectada em que vivemos e representa oportunidades bastante valiosas para as marcas que desejam fortalecer a imagem na internet.

Em plataformas como Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e outras, basta inserir hashtags no seu conteúdo para que ele automaticamente seja agrupado com outros dentro de um mesmo assunto. Isso permite que muito mais público possa ter contato com a sua marca. Além disso, você pode usar quantas hashtags quiser para atingir seus objetivos.

Agora que você já conhece as principais vantagens de usar as hashtags nas redes sociais, veja as melhores formas de implementá-las:

Utilize a plataforma certa

Quando o tema é hashtag, as redes sociais automaticamente fazem parte do assunto. Por mais que essas duas partes estejam muito ligadas, cada rede social pode oferecer possibilidades diferentes em questão de hashtags.

Por exemplo, elas são agregadoras de conteúdo em todas. No entanto, no Facebook o recurso não é tão usado e pode não ajudar na exposição do seu post. Por outro lado, elas são altamente populares no Twitter e no Instagram.

Siga o tópico adequado

As hashtags nas redes sociais servem como verdadeiras guias para agrupar o mesmo assunto. Para contar com os benefícios de visibilidade que você deseja para o seu conteúdo, é necessário escolher quais hashtags serão usadas.

Para acertar nessa escolha, primeiro considere se elas serão criadas por você ou se já existem. Nesse último caso, vale a pena observar o que já foi publicado em redes como Twitter, Instagram e até no Facebook.

Use hashtags relacionadas

Ao utilizar hashtags nas redes sociais, você não precisa se limitar a apenas uma. Para contar com melhores resultados no seu conteúdo, experimente usar várias. Mas, lembre-se: elas precisam estar conectadas pelo mesmo tema para a sua mensagem fazer sentido.

Por exemplo, se a sua publicação é relacionada a gastronomia, pode usar hashtags como #comida ou #almoço e até detalhar pratos, como #sushi, #lasagna ou o que melhor descrever o produto. O mais importante é que as hashtags correspondam ao que está retratado no post.

Implemente campanhas especiais

Além de ajudar a trazer visibilidade para o seu conteúdo em meio a conversas integradas, as hashtags nas redes sociais também servem para fortalecer suas campanhas. Diversas ações de marketing criam suas próximas hashtags para melhorar a imagem da marca.

Você pode usar essa hashtag para encontrar o conteúdo publicado e, assim, poder replicá-lo. Ao mesmo tempo, toda a comunicação enviada pela sua empresa deve usar a mesma hashtag, com o intuito de popularizá-la.

Esses são os melhores caminhos para aproveitar os benefícios das hashtags nas redes sociais para alavancar o seu conteúdo e fortalecer a sua marca. Elas são ferramentas bastante úteis, mas que somente entregam valor quando bem utilizadas. Certifique-se de incluí-las na sua estratégia de redes sociais e conferir os resultados obtidos.

Conte para a gente como você vai utilizar as hashtags nas redes sociais no planejamento da sua marca. Use o campo para comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.