Você tem um produto para lançar e já descobriu que a maneira mais eficaz de alavancar sua campanha em curto prazo é a utilização da mídia paga. Quando realiza um estudo a respeito de sua persona, descobre que a rede mais acessada é o Google. Sua escolha então parece óbvia: usar o Google AdWords para e-commerce.
No entanto, você não quer perder dinheiro e sabe o quão trabalhoso é esse tipo de publicidade, certo? Então, este post é para você! Elencamos, aqui, 5 dicas para você maximizar a utilização do AdWords em sua campanha, otimizando os seus resultados. Confira!
1. Faça um rastreamento completo
Investir em mídia online paga e não acompanhar os resultados em tempo real é perder tempo e dinheiro. Portanto, identifique as métricas mais importantes para a sua estratégia de marketing e rastreie todos os dados possível.
Tenha abertura para fazer muitas modificações durante o lançamento de seu produto, de acordo com as informações colhidas no processo.
2. Crie landing pages efetivas
Para aumentar a visibilidade de seu novo produto, é necessário gerar tráfego para o seu site. Para tanto, crie landing pages (páginas de conversão) que sejam objetivas e direcionem o visitante diretamente para aquilo que você oferece.
É importante que cada página de conversão atenda a um único objetivo. Se sua marca precisar de cumprir mais objetivos, crie mais páginas.
Checar se o link de acesso está funcionando corretamente também é essencial nessa etapa.
3. Utilize palavras-chave negativas no Google AdWords para e-commerce
Você pode estar se perguntando: “palavras-chave negativas? Eu li certo?” Sim!
Quando você cria a sua campanha no AdWords, deve focar na pesquisa de palavras-chave positivas, que são aquelas que você vai utilizar para alavancar sua estratégia. Elas indicarão como o seu produto será visto.
No entanto, é preciso também determinar como o seu produto não será visto e, para isso, existem as palavras-chave negativas. Seus visitantes precisam encontrar exatamente o que você oferece.
Caso não marque as palavras-chave negativas, você corre o risco de seu produto ser compreendido com características diferentes daquelas que ele realmente possui em seu link patrocinado, o que gera insatisfação do cliente.
E você já sabe: cliente insatisfeito — principalmente online — é sinal de diminuição de vendas e declínio da confiabilidade de sua marca.
4. Conheça o recurso de Sitelinks do Google
O SiteLinks do Google permite a inserção do link do site de sua empresa logo abaixo do anúncio. Em consequência, você pode colocar os horários de funcionamento, as datas e os locais de seu negócio, além de aumentar o tamanho do anúncio em si.
A medida alarga a possibilidade de cliques por parte de visitantes, o que também interfere nos resultados positivos da campanha de marketing de sua empresa. Ademais, o recurso é de fácil utilização e totalmente gratuito!
5. Construa uma campanha do shopping
A campanha do shopping do Google Adwords tem um retorno bastante eficiente para o lançamento de novos produtos. Isso porque, muitas vezes, os visitantes procuram por um produto, e não por uma marca específica. Quando você configura esse tipo de campanha para seu e-commerce, ao buscar pelo produto no Google, o visitante conhecerá a sua marca.
Outro fator interessante é que a ferramenta possibilita a inserção de fotos e preços em sua publicação, aparecendo na primeira página do mecanismo de busca. Portanto, é uma excelente maneira de propagar promoções e lançamentos.
Com essas 5 dicas, certamente a sua campanha no Google AdWords para e-commerce será muito mais efetiva para o lançamento de seu produto. Apesar de demandar tempo e esforço, utilizar o AdWords é a melhor estratégia para o lançamento de novos produtos em curto prazo.
E você, já investiu nessa ferramenta? Conte para a gente nos comentários!