Entenda o que é mobile marketing e saiba como usar essa estratégia

Você sabia que o celular já é o principal meio mais utilizado para acesso à internet? É o que aponta o último Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Em 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio de smartphones, enquanto 70,1% dos domicílios se conectaram através de um computador. 

Com essa mudança de hábito significativa dos usuários, o mercado tem investido cada vez mais no mobile marketing — estratégias de marketing realizadas por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Além de o grande público acessar regularmente a rede por meio desses dispositivos, o mobile marketing também tem uma série de benefícios, como a possibilidade de comunicação muito mais fácil e rápida com o público.

Se você quer aprender algumas estratégias de mobile marketing, está no lugar certo. Acompanhe nossas dicas para suas ações serem um sucesso! 

SMS marketing

Engana-se quem pensa que o SMS é coisa do passado. É claro que suas finalidades foram mudando com o tempo, e é por isso que ele é hoje uma ferramenta poderosa para o mobile marketing. 

Para se ter uma ideia da sua eficácia, mais de 90% das mensagens de texto são lidas pelos usuários dentro de três minutos, segundo estudo realizado pela Mobile Squard.

Isso se deve ao fato de as mensagens de texto serem curtas e, atualmente, menos frequentes. Portanto, são bem menos saturadas, ao contrário de uma caixa de e-mail, por exemplo. 

Além disso, em oposição aos tradicionais veículos de comunicação, como a televisão e o rádio, que necessitam de alto investimento, o SMS permite que você faça campanhas eficazes gastando pouco.

Você pode utilizar o SMS para diversas estratégias, como: 

  • comunicar-se com seus clientes; 
  • fornecer apoio e atendimento ao cliente;
  • divulgar promoções e descontos; 
  • divulgar novos produtos.

Páginas responsivas

Você já deve ter clicado em algum link pelo celular e, quando foi redirecionado para o site, as páginas perderam suas configurações ou não ficaram adequadas à tela do seu aparelho. 

Esse problema ocorre porque alguns sites não são responsivos, ou seja, não se adaptam automaticamente de acordo com o dispositivo que está sendo acessado. 

É muito importante que as suas páginas sejam adequadas para dispositivos móveis. Afinal, o usuário precisa ver com perfeição o conteúdo que você quer mostrar. 

Geralmente, as agências que desenvolvem sites, portais ou hotsites já os entregam com o leiaute responsivo.

Se você tem dúvida se uma página está adequada ou não para dispositivos móveis, entre no link pelo celular. Caso ainda não seja adequada, será necessário atualizá-la antes de iniciar qualquer estratégia de mobile marketing.

QRCode 

O QRCode é um código de barras em 2D. Para usá-lo, o usuário pega a câmera do seu aparelho para fazer a leitura do código, sendo redirecionado para alguma página na internet. 

Você já deve ter visto essa tecnologia caso tenha utilizado o Whatsapp Web, pois é necessário realizar a leitura de um código para conseguir acessar o aplicativo pelo computador. 

Com essa estratégia é possível fazer várias ações. Por exemplo: distribuir panfletos da sua empresa divulgando determinado produto e inserir um CRCode no papel, direcionando os consumidores para uma página do item com desconto especial. 

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