Conheça 4 métricas essenciais para o sucesso do seu negócio!

Todo gestor de negócios deve saber a importância de acompanhar os resultados da empresa para saber se eles são positivos ou não e como melhorá-los. Faz parte das atividades do empresário acompanhar e avaliar resultados e planejar ações para alcançar objetivos. Somente dessa maneira a empresa pode crescer.

Uma das formas de realizar esse trabalho é acompanhando as métricas de negócio. Mesmo que você não seja um especialista em finanças, existem alguns indicadores que você precisa conhecer para tomar decisões.

Saiba nesse post a importância desses indicadores e as 4 métricas essenciais para o sucesso do seu negócio!

Por que as métricas de negócio são importantes?

Apenas através da análise de resultados é possível saber se a empresa está trazendo lucro ou prejuízo. Acompanhar métricas, como ticket médio e retorno sobre investimento, com frequência, permite que você saiba quais produtos são mais vendidos, quais são seus principais clientes e vendedores e se a campanha de marketing tem um retorno positivo, por exemplo.

Com esses dados em mãos, é possível saber onde os processos da empresa podem ser melhorados para conquistar mais clientes e aumentar a receita do negócio.

Como acompanhar as métricas de negócio?

Existem algumas métricas essenciais que você precisa acompanhar na sua empresa. Saiba como fazer isso com 4 delas:

1. Ticket médio

Esta métrica permite avaliar os vendedores da sua empresa e os clientes. No caso dos vendedores, é possível analisar quanto de dinheiro um vendedor traz para a empresa, em média. Isso pode te ajudar a identificar os profissionais que têm mais habilidade para trabalhar com determinado produto.

Para calcular isso, divida a quantidade de receita que um vendedor traz pelo número de pedidos fechados em um mesmo período.

Analisando essa métrica, também é possível saber quanto custa adquirir um cliente. Assim, você poderá desenvolver estratégias para gerar mais receita com a mesma base de clientes. Para esse cálculo, divida a receita total pelo número de clientes da empresa.

2. Taxa de conversão

Através desta métrica, é possível saber quanto dos seus potenciais clientes se tornaram, de fato, consumidores do seu produto ou serviço. Analisando este indicador, você poderá perceber qual o processo que uma pessoa percorre até se tornar cliente e onde geralmente eles desistem. Assim, é possível alterar processos para corrigir possíveis problemas e aumentar as taxas de vendas.

Para realizar este cálculo, divida o total de visitas que seu site recebe pelo número de vendas realizadas.

3. Custo de aquisição de cliente

Com esta métrica, é possível saber quanto a empresa gasta para conseguir cada cliente. Para isso, basta dividir o investimento em marketing e vendas pelo número total de clientes da empresa. Para ser positivo, esse valor deve ser menor que o ticket médio.

4. Retorno sobre investimento (ROI)

Aqui, é possível analisar o retorno que o investimento em marketing trouxe para a empresa. Para fazer esse cálculo, basta dividir a receita gerada em determinado período pelo total investido em marketing nesse mesmo tempo.

Neste post, você conheceu algumas métricas de negócio fundamentais para acompanhar na sua empresa. É essencial que você possa avaliar esses indicadores frequentemente para compreender como a empresa está funcionando e poder tomar decisões para atingir seus objetivos.

Gostou do post? Siga-nos no Facebook, no Twitter ou no Google+ e não perca mais dicas para alcançar seu público na internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.