6 tendências para blogs corporativos que você precisa conhecer

Um blog corporativo é uma das ferramentas mais efetivas de marketing de conteúdo. Segundo uma pesquisa do Content Marketing Institute, 80% das empresas B2B e 75% das B2C incluem esses blogs como uma de suas principais técnicas de marketing.

Em suma, se você não está investindo no blog da sua empresa, está deixando dinheiro parado na mesa! Empresas que usam blogs geram 67% mais leads do que aquelas que não usam essa estratégia. Enquanto isso, um blog corporativo aumenta em 97% suas chances de ser linkado por outras páginas e de ganhar autoridade diante do Google.

Os blogs corporativos são parte tão integrante do marketing atual que, hoje, 60% dos consumidores se sentem mais confiantes com determinada empresa após ler um conteúdo exclusivo publicado no blog desta.

Nesse contexto, para que você também aproveite todos os benefícios do blog corporativo, apresentamos a seguir 6 tendências dessa estratégia que você precisa conhecer. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Menos promoção da empresa, mais informação para o consumidor

Em vez de se engajar com materiais promocionais, focados na própria empresa, blogs corporativos devem produzir conteúdos que valham a pena. Foque em resolver alguma dor de cabeça ou dúvida de quem os consome, e não em empurrar algum produto ou serviço goela abaixo da persona.

Afinal, o propósito fundamental de um blog corporativo é encorajar seus potenciais clientes a reconhecer sua autoridade e visitar seu site. Materiais com valor educativo ou de entretenimento cumprem esse objetivo com mais eficiência do que conteúdos altamente promocionais.

2. Atrativos visuais para conquistar o leitor

À medida que as redes sociais tratam o conteúdo com imagens de forma mais proeminente, elementos visuais tornam-se mais responsáveis do que nunca pelo sucesso do seu blog. De fato, foi demonstrado que o conteúdo com imagens relevantes recebe 94% mais visualizações do que aquele sem nenhum elemento visual.

Além disso, ninguém gosta de um blog post feio, não é? E não são apenas as imagens que tornam um post visualmente atraente, mas também a formatação e a organização do material. Manter essa consistência faz o seu conteúdo — e, consequentemente, sua marca — parecer mais profissional, além de deixar a leitura mais agradável.

3. Qualidade de conteúdo em vez de quantidade

Com o avanço do marketing de conteúdo, a tendência é que mais empresas parem de fazer blog posts simplesmente para gerar número e passem a se dedicar a criar o melhor conteúdo possível, mesmo que isso signifique menos postagens.

Isso ajuda a organização a se destacar no meio do barulho produzido com cada vez mais conteúdos sendo criado em blogs corporativos. Dessa maneira, sua empresa proporciona uma experiência mais relevante para os leitores.

4. Facilidade de navegação para atrair mais usuários

Usabilidade é a palavra! Em um blog, ela significa a facilidade com a qual o visitante consegue navegar entre os conteúdos e consumi-los. Isso quer dizer que, se o seu blog tiver conteúdo de qualidade, mas o usuário não conseguir navegá-lo com eficiência, você não terá bons resultados.

5. Abrir as asas para aumentar o alcance

Não adianta somente possuir o blog corporativo. É preciso colocar o conteúdo dele no mundo! As mídias sociais e o e-mail marketing são só alguns dos canais que podem ajudar a espalhar o alcance do blog.

Porém, também é preciso investir em parcerias com terceiros e buscar novas plataformas, como o Medium, para potencializar o número de visitas nas suas páginas e creditar mais autoridade ao blog.

6. Diversificação das estratégias de conteúdo

Para chamar mais a atenção do usuário, blogs corporativos devem diversificar suas estratégias de conteúdo. Em vez de depender exclusivamente de blog posts padrões, a ideia é mergulhar na entrega de informações valiosas por meio de e-books, podcasts, white papers, webinars, questionários online, estudos de caso e vídeos.

Muitos empresários ignoram as recompensas potenciais que os blogs corporativos podem oferecer. Porém, essa é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público-alvo, além de ser altamente eficaz na geração de leads de qualidade para o negócio.

Gostou de conhecer as principais tendências dos blogs corporativos? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe de perto todas as nossas dicas para melhorar sua estratégia de marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.