Atualmente, com a facilidade de disponibilizar serviços na internet, as empresas precisam mais do que somente um bom produto ou serviço para obterem sucesso.
As estratégias de marketing precisam ser pensadas para a divulgação do trabalho, e ter um tom de voz da marca faz parte disso.
O tom de voz é a maneira como a empresa se comunica com seu público e se conecta com suas personas. Ele é essencial, porque determina a relação que a marca terá com os consumidores.
Quer saber quais são as vantagens de apostar nisso? Nós reunimos, aqui, 5 razões pelas quais a sua marca precisa definir um tom de voz!
1. Conheça profundamente a sua marca
Para definir o tom de voz, você precisa fazer perguntas sobre a marca que talvez ainda não tenham sido pensadas, como quais adjetivos melhor representam a empresa e como você quer que a marca seja vista pelo público.
Essas questões vão além dos valores e da missão da empresa. Conhecendo melhor a sua própria marca, a companhia será capaz de transmitir de uma maneira mais eficiente a mensagem que deseja.
2. Mostre sua essência com o tom de voz da marca
Depois de conhecer melhor a sua própria empresa, você poderá expor a personalidade dela para os clientes.
Através do tom de voz, você passará uma mensagem: se sua marca é informativa, clara, extrovertida, ou mais formal, por exemplo.
Com essa ação, seus clientes se identificarão com o trabalho e seguirão as realizações da empresa!
3. Conquiste autoridade
Um grande conhecimento da própria firma e da área em que ela opera, uma personalidade definida e uma frequência de disponibilização de conteúdo resultam em autoridade para a marca.
E esse aspecto é muito importante, porque o nome da instituição ficará na mente dos consumidores e, assim, ela será referência no campo em que atua.
Além disso, a marca pode aumentar seu alcance e conquistar mais compradores!
4. Fidelize clientes
O trabalho com conteúdo que gere autoridade e aproxime o público incentiva os consumidores a acompanharem as novidades e o desenvolvimento da marca. Eles serão parte do time que construiu a história da empresa.
Assim, serão também clientes fiéis da marca. Além desse benefício, você ganhará embaixadores: uma clientela fidelizada poderá indicar os serviços da instituição para amigos, familiares e conhecidos em geral.
5. Gere mais resultados
Com uma marca que tem uma personalidade definida e consolidada no mercado e possui autoridade no campo em que atua, a empresa já terá uma porção dos clientes garantidos, os consumidores fiéis.
Além disso, com tais características e uma ação contínua da estratégia, a marca conseguirá atrair novos clientes, aumentar o número de vendas e, consequentemente, gerar mais resultados!
E depois de entender as razões para ter um tom de voz da marca, para defini-lo, é fundamental pensar em que canais a firma atua, quais são os conteúdos produzidos, para quem os materiais são feitos e qual é a imagem da empresa que se deseja transmitir.
Por exemplo, se a tarefa é fazer um post no site, você terá que pensar:
- para quem eu estou falando?
- O que esta pessoa/persona quer encontrar no meu conteúdo?
- Como posso passar essa informação de um modo informativo, útil, estratégico?
Por fim, como já falamos, o tom de voz da marca permitirá que você conheça melhor a empresa e, assim, mostre a essência dela para o público. A marca ganhará autoridade e gerará mais resultados para a instituição!
O que achou das informações sobre tom de voz da marca? Você se interessa por manter uma comunicação com seus clientes? Então, continue aqui no blog e entenda mais sobre marketing de relacionamento!